Como montar uma clínica médica sem burocracia é necessário conhecimento contábil especializado, mas antes de abri-la é obrigatório saber como se posicionar diante da avaliação do público.
A abertura de uma Clínica Médica no Brasil, exige a consultoria de especialistas em contabilidade, devido a uma série de normas e obrigações tributárias a serem realizadas.
Um médico sem conhecimento prévio sobre detalhes contábeis, poderá encontrar muitas dificuldades para se organizar e realizar as execuções necessárias.
Por isso, criamos um conteúdo especial para te ajudar a entender melhor. Um passo a passo de fácil entendimento. Confira!
Recomendamos definir a contratação de médicos especialistas para a sua clínica na modalidade de pessoa jurídica, pois, será mais simples na hora de prestação de contas e declaração de tributos.
Solicitei à prefeitura a viabilidade de abertura de uma Clínica Médica na localidade escolhida. Nesta etapa são analisados os dados do IPTU e do Regulamento de Zoneamento Urbano e o Código de Posturas Municipais.
Depois é necessário a elaboração de um contrato social que viabiliza todas as características do negócio, como:
1 - Atividade médica ambulatorial restrita a consultas.
2 - Escolha de Regime Tributário
3 - Definição de capital social
4 - Definição de limites do administrador
5 - Definição dos procedimentos em caso de falecimento de um dos sócios
6 - Definição da divisão de bens em caso de separação da sociedade médica
Com o auxílio de uma contabilidade especializada na área da saúde fica mais fácil elaborar um contrato social e partir para o próximo passo.
Agora veja a seguir, o passo a passo para registrar uma Clínica Médica de maneira legal e menos burocrática:
1 - Registro de Contrato Social na Junta Comercial do estado ou no Cartório das Pessoas Jurídicas.
2 - Registro na Receita Federal para abrir um CNPJ
4 - Inscrição Municipal na Prefeitura (para empresas de serviços)
5 - Solicitar o Alvará de Funcionamento na Prefeitura
6 - Solicitar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB), Licença Sanitária na Anvisa e outras licenças necessárias.
7 - Registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, ou CNES
8 - Cadastro na Secretaria Municipal de Saúde ou à Secretaria Estadual de Saúde.
O passo a passo para abrir uma Clínica Médica parece divergir com o termo “sem burocracia”. Mas faz sentido quando você tem uma contabilidade especializada trabalhando para você em todas as etapas do passo a passo citado.
Converse com um especialista e poupe tempo para cuidar do seu negócio.